Portal de Notícias
Marilândia-em-dia-informativo | https://www.marilandiaemdia.com.br/

Mais previsões: Previsão do tempo em Lisboa

Ministro do STF anulou o afastamento de Andrei Rodrigues e Leandro Almada e afirmou que investigações não podem sofrer interferências externas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta quarta-feira (9) a reintegração do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, e do diretor de Inteligência da corporação, Leandro Almada, aos respectivos cargos.

A decisão foi tomada no âmbito da investigação que apura o suposto uso de emendas parlamentares para financiar o filme Dark Horse. Dino é o relator do caso no STF e entendeu que o Partido Novo não possuía legitimidade para solicitar o afastamento dos dirigentes da PF.

Decisão busca evitar prejuízo às investigações

Na decisão, o ministro afirmou que a interrupção dos trabalhos da Polícia Federal pode beneficiar investigados e comprometer o andamento dos processos.

Segundo Dino, embora não haja acusação de conduta dolosa contra agentes públicos, a paralisação das atividades policiais pode gerar nulidades processuais e dificultar julgamentos baseados em provas.

Crítica à interferência em investigações

O ministro também destacou que eventuais divergências entre autoridades e a Polícia Federal devem ser resolvidas pelos meios legais, sem afetar investigações em andamento.

Além de determinar o retorno imediato dos dois delegados, Dino ordenou que o presidente da República adote as providências necessárias para restabelecer integralmente suas funções.

Funcionamento da Inteligência da PF deve ser normalizado

Na mesma decisão, o ministro proibiu novas medidas cautelares baseadas exclusivamente em atos praticados pelos delegados no exercício regular de suas funções, ressalvando apenas eventuais procedimentos disciplinares que respeitem o devido processo legal.

Dino também determinou o restabelecimento do funcionamento pleno da Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal, garantindo a continuidade das atividades administrativas e o cumprimento das decisões judiciais.

A decisão foi encaminhada para análise do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: ICL Notícias (Coluna de Juliana Dalpiva)

Post a Comment

Deixe seu comentário!

header ads