Os profissionais da Educação do Estado vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quinta-feira (15), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Apesar de confirmarem a data, a secretaria ainda não informou os detalhes dessa etapa da imunização contra a Covid-19.

Na última terça-feira (6), o governador Renato Casagrande anunciou o início da vacinação desses profissionais e ainda afirmou que começaria pelos “profissionais de mais idade”.

De acordo com a Sesa, os detalhes sobre como vai funcionar a imunização desses profissionais ainda estão sendo discutidos com os municípios. "Todas as decisões a serem tomadas serão divulgadas mediante Comissão Intergestores Bipartite, em Diário Oficial do Estado. A previsão é que a publicação ocorra ainda esta semana".

Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo, Gean Carlos Nunes de Jesus explicou que ainda não foram informados sobre o plano, embora tenham cobrado em uma reunião com a Sesa, Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na última semana.

Ao Jornal A Tribuna, na última terça (6), a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, explicou que serão vacinados professores das redes pública e particular da ativa.

“Os professores já fazem parte do grupo prioritário definido pelo governo federal. No entanto, o governo do Estado irá antecipar a vacinação deles, usando as doses de reserva técnica (5% de cada
remessa reservados para possíveis perdas). Essa imunização não irá afetar a vacinação de demais grupos”, destacou.

Outro ponto, ainda em definição, é se será para todos os trabalhadores da educação ou apenas para professores. “Os trabalhadores da educação básica no Estado, considerando todos que atuam em escolas, são 51.930 pessoas. Já da educação superior, são 14.215”.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, disse que, na rede estadual, há cerca de 14 mil professores da ativa, entre efetivos e DTs (designação temporária).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem