Com a chegada de 84.300 de vacinas contra a covid-19 na manhã deste sábado (20), o Estado planeja começar a vacinação de idosos acima de 70 anos a partir da próxima segunda-feira (22).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), serão enviadas aos municípios capixabas as doses recebidas neste sábado e as que haviam sobrado do lote recebido na madrugada de quarta-feira (17).

Com isso, o Estado iniciará a campanha para idosos de 70 a 74 anos, enviando vacinas para imunizar 99.741 pessoas, equivalente a 78% deste público alvo.

A previsão é de que as vacinas sejam distribuídas aos municípios da Região Metropolitana na manhã da próxima segunda-feira (22), enquanto nas regiões Norte, Sul e Central sejam recebidas a partir da terça-feira (23).

Vacinação em primeira dose

O Ministério da Saúde mudou a orientação aos Estados para aplicação de doses da vacina contra a covid-19. Para acelerar a campanha de imunização, a indicação é utilizar todas as doses para imunizar o público prioritário, sem a necessidade de reservar vacinas para a segunda dose.

Por conta disso, a Sesa determinou que as doses do imunizante que chegaram ao Estado serão utilizadas para vacinar os grupos prioritários como primeira dose.

A medida possibilita que a campanha de imunização alcance idosos acima de 70 anos a partir da próxima semana. Além disso, serão enviadas doses para completar 100% da cobertura vacinal na primeira dose para idosos de 75 a 79 anos. Também serão distribuídas vacinas para atender 63% da comunidade quilombola e doses para trabalhadores da saúde.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem