Motoristas devem ficar em alerta com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o registro de veículos: o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) voltará a exigir prazos para esses procedimentos.

Os prazos estavam suspensos em fevereiro, devido à pandemia. Os serviços continuaram sendo oferecidos de forma virtual.

A mudança será válida a partir da próxima terça-feira. A transferência de propriedade de veículo e o envio de notificações de autuação também terão novos prazos.

A data mais próxima do vencimento é a de transferência, que deve ser feita até 31 de dezembro, para veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e o dia 30 deste mês.

Após o prazo, será cobrada taxa averbação e multa de R$ 195,23. O motorista ainda leva cinco pontos na carteira e tem a retenção do veículo para regularização. - O conteúdo do Tribuna Online é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.

A partir de 1º de janeiro, retornam os períodos de renovação da CNH para os condutores que tiveram habilitação vencida em 2020.

O restabelecimento dos prazos ocorrerá a partir de 1º de janeiro, conforme o mês de vencimento da carteira. Por exemplo: se a CNH venceu em julho de 2020, o motorista terá de 1º a 31 de julho de 2021 para realizar a renovação.

No caso do envio da notificação de autuação de infração (NA), os prazos variam. As NAs das infrações cometidas de 26 de fevereiro a 31 de março devem ser enviadas de 1º a 31 de janeiro de 2021.

Para o registro e o licenciamento de veículo novo, adquirido entre 19 de fevereiro e o dia 30 deste mês, o prazo é até 31 de janeiro de 2021.



Saiba mais!



Novos prazos do Detran-ES.

Até 31 de dezembro, deve ser feita a transferência de propriedade de veículos, para os adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 deste mês. Após o prazo, será cobrada taxa averbação e multa de R$ 195,23, haverá perda de 5 pontos na CNH e retenção do veículo.

partir de 1º de janeiro de 2021, retornarão os períodos de renovação da CNH, para condutores que tiveram a habilitação vencida em 2020.

Até o dia 31 de janeiro de 2021, o condutor deverá ser feito o registro e o licenciamento de veículo novo, adquirido entre o dia 19 de fevereiro e 30 deste mês. Do contrário, deverá arcar com a taxa averbação e multa.

O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União de ontem, na Resolução Nº 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mais informações: www.detran.es.gov.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem